EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish    
Turismo Serra da Estrela
 
 
 
  Castelos e Aldeias históricas A ver também... Em destaque
 
 
Aldeias historicas
   
Aldeias historicas  

Feitas de granito e xisto, guardam histórias de conquistas e tradições antigas.

 

Visite-as e descubra um dos nossos segredos mais bem guardados. Ficam no centro de Portugal e descobrem-se ao longe nas altivas torres dos seus castelos medievais. Hoje são pacíficas e mantêm nas pedras da rua e das casas o que Portugal tem de mais genuíno: a autenticidade do seu povo e o orgulho de uma História com 900 anos.

 

Mas nem sempre foi assim. Assentes no alto das serras, das suas torres e muralhas se vigiavam as terras em redor. É por isso que estão estrategicamente alinhadas ao longo da fronteira. Reis e senhores da terra sabiam que assim podiam dormir mais sossegados.

 

Enganavam-se por vezes. Mouros e cristãos, castelhanos e portugueses, todos tentaram tomá-las para si e por isso cada uma tem uma história muito antiga ou uma lenda para contar. Ou uma história mais recente. Como Almeida, cujo formidável baluarte capitulou no séc. XIX perante tropas francesas comandadas por Massena, após uma heróica resistência de 17 dias.

 

Vai encontrar muitos motivos de encantamento nas nossas Aldeias Históricas. E não será só o património e a história. Aqui poderá desfrutar das paisagens mais soberbas de Portugal e sentir-se rodeado da mais natural simpatia.

 

Castelos de Fronteira
   
Castelos de Fronteira
 

Outrora baluartes indispensáveis na defesa do território, os Castelos de Fronteira são sentinelas do tempo que contam histórias.

 

São histórias que vêm de longe e que nos remetem à contemplação e curiosidade dos tempos de outrora, de façanhas heróicas e gloriosas batalhas.

 

Assim é se partir à descoberta do conjunto de castelos que simbolizam as nossas mais profundas e remotas raízes, que nos ajudam a compreender a cultura e vivência dos nossos antepassados. Tem muito por onde escolher. Os Castelos de Alfaiates, Sortelha, Vilar Maior, Sabugal, Castelo Mendo, Castelo Bom, Castelo Rodrigo, Penamacor, Monsanto, Pinhel e a Fortaleza de Almeida, na sua maioria são classificados como monumentos nacionais, remontando aos séculos XI, XII e XIII e estando profundamente ligados à vocação militar de defesa e consolidação do território nacional.

 

Quase desde o início da sua história, Portugal tinha uma necessidade premente de se defender dos ataques da vizinha Espanha e Almeida é um exemplo interessante a não perder, com a sua fortaleza transformada na praça forte da zona fronteiriça. A sua imponência confirma o facto de ser quase única em toda a Europa.

 

Não perca a experiência da Rota dos 20 Castelos, trave conhecimento com as nossas gentes, com a história dos nossos antepassados e admire uma região de rara beleza natural.

 
Almeida
Belmonte
Castelo de Alfaiates
Castelo de Castelo Bom
Castelo de Penamacor
Castelo de Penha Garcia
Castelo de Pinhel
Castelo de Vilar Maior
Castelo do Sabugal
Castelo Mendo
Castelo Novo
Castelo Rodrigo
Celorico da Beira
Idanha a Velha
Linhares da Beira
Marialva
Monsanto
Piodão
Sortelha
Trancoso
Hospedaria do Convento d'Aguia r- Turismo de Habitacao

Hospedaria do Convento d'Aguia r- Turismo de Habitacao (Figueira de Castelo Rodrigo)




H2otel Congress & Medical SPA

H2otel Congress & Medical SPA (Covilhã)




 

Restaurantes em destaque

 

Restaurante As Thermas

Restaurante As Thermas




Restaurante O MARIO

Restaurante O MARIO

 

 
 


© 2008-2017 Turismo da Serra da Estrela, Alojamentos, Restaurantes, Roteiros
 
  Clientes

 

Registar
Termos e condições de uso

Login

Ajuda

 

FAQ

Privacidade

Sobre nós

 

Sobre o Portal

Serviços

Como anunciar

Contacte-nos

 

Contactos